Kierkegaard: o problema da comunicação - Coleção "Filósofos do Nosso Tempo" - Ranis Fonseca de Oliveira


Sobre a Coleção

“FILÓSOFOS DO NOSSO TEMPO”


Desde há muito tivemos a ideia de realizarmos uma criteriosa análise em relação a obras que chegavam às nossas mãos pleiteando publicação e, assim, escolhendo as melhores, publicá-las, autor por autor, em edição bilíngue, numa coleção chamada “FILÓSOFOS DO NOSSO TEMPO”. E hoje ela finalmente está aí, trazendo o melhor dos filósofos contemporâneos para vocês.
A cada nova publicação ou edição, temos descoberto excelentes pensadores. Filósofos que possuem não somente excelente formação, mas também a capacidade de, com as suas ideias, nos fazerem pensar de maneira crítica, dando-nos a possibilidade de compreendemos e resolvermos de maneira mais eficiente e eficaz os problemas do nosso tempo.
Se você acredita ser também um “filósofo do nosso tempo”, envie-nos seus textos para análise. E-mail: clebersonuerj@gmail.com


Os editores 

II

Sobre a Obra


Como não se interrogar sobre as razões filosóficas do questionamento kierkegaardiano: “O que é comunicar?” ou “O que significa dizer? E Como dizer?”. “Saber que para reconhecer a verdade, sobretudo a ética e ética-religiosa, é preciso uma situação, assim como também é preciso uma situação para comunicá-las”. São estas questões que o leitor encontra nas páginas deste pequeno livro “KIERKEGAARD: o problema da comunicação”.
O filósofo de Copenhague propõe em “A Dialética da comunicação” uma análise sobre a finalidade da comunicação. Busca interrogar-se sobre as condições do discurso, sobretudo do discurso existencial em um contexto de escândalos, hipocrisias, vaidades e ausência de interioridade. Esse contexto, ele denomina época moderna: uma época impregnada pelo pensamento do grande filósofo alemão Hegel.
Que este livro possa vir a auxiliar aqueles que se interessam por filosofia, sobretudo a filosofia de Kierkegaard (1813-1855), para quem a comunicação indireta é a via mais adequada para expressar a verdade existencial, isto é, a verdade do Indivíduo.

Verão de 2017
Ranis Fonseca de Oliveira


III

Sobre RANIS FONSECA DE OLIVEIRA


Filósofo escolhido para a coleção "Filósofos do Nosso Tempo"
Doutor e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui trabalhos filosóficos e educacionais publicados em periódicos da área. Destacam-se: “O filósofo irônico”; “Santo Agostinho e sua reflexão sobre o tempo”; “O desespero como parte integrante da condição humana”. Tem experiência em Filosofia com ênfase em História da Filosofia, atuando nos seguintes temas: Desespero, Angústia, Educação, Formação Continuada, Indivíduo, Sociedade e Ética.
Atualmente é docente de Filosofia do SESI-SP e do Centro Universitário Padre Anchieta de Jundiaí (UNIANCHIETA) nas disciplinas de Ética, Cultura e Metodologia de Iniciação Científica. Atua com o desenvolvimento de materiais didáticos e formação de professores na Equipe de Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Barueri. 




* Lançamento previsto: 25/03/2017  (impresso e e-book).








Nenhum comentário:

Postar um comentário