Desde há muito tivemos a ideia de realizarmos uma criteriosa análise em relação a obras que chegavam às nossas mãos pleiteando publicação e, assim, escolhendo as melhores, publicá-las, autor por autor, em edição bilíngue, numa coleção chamada “FILÓSOFOS DO NOSSO TEMPO”. E hoje ela finalmente está aí, trazendo o melhor dos filósofos contemporâneos para vocês.
A cada nova publicação ou edição, temos descoberto excelentes pensadores. Filósofos que possuem não somente excelente formação, mas também a capacidade de, com as suas ideias, nos fazerem pensar de maneira crítica, dando-nos a possibilidade de compreendemos e resolvermos de maneira mais eficiente e eficaz os problemas do nosso tempo.
Se você acredita ser também um “filósofo do nosso tempo”, envie-nos seus textos para análise.
Os editores
Na história da filosofia ocidental, Edmund Husserl (1859 — 1938) é conhecido como um importante filósofo e matemático alemão que fundamentou as bases epistemológicas da escola fenomenológica, rompendo com a orientação positivista da ciência que, estruturada sob bases utilitaristas e/ou tecnicistas, influenciava ou estruturava a filosofia de sua época. Husserl desenvolveu, sendo assim, importantes críticas à ciência, ao historicismo e ao psicologismo na lógica.
Fundamentado epistemologicamente em David Hume, Immanuel Kant, Franz Brentano e outros pensadores ou filósofos cético-relativos, isto é, “não limitando-se ao empirismo, mas ao mesmo tempo reconhecendo também que a experiência é a fonte de todo o conhecimento”, criou um método de redução fenomenológica, a chamada redução eidética.
No capítulo I, sob a forma de um breve resumo ou introdução, visando situar o leitor na problemática estudada, realizaremos uma síntese das principais teorias do conhecimento, começando pelos filósofos da Grécia antiga, passando pela modernidade, e chegando até o início da era contemporânea, onde dá-se início à chamada crise da razão e/ou problematizações acerca do problema verdade.
No capítulo II, apresentaremos o nosso estudo sobre a fenomenologia da percepção de Edmund Husserl, buscando compreender a essência do seu chamado método fenomenológico. No capítulo III, como unidade de complemento, apresentaremos importantes axiomas que sedimentam ou estruturam o método fenomenológico de Husserl.
No capítulo IV, epistemologicamente fundamentado em conceitos-chave de outros filósofos ou pensadores cético-relativos, apresentaremos axiomas da filosofia antropológica concernentes à temática estudada. No capítulo V, anexaremos uma breve mas importante síntese adaptada da vida e obra de Edmund Husserl. No VI, como anexo, ensaios que, de maneira indireta ou direta, abordam diferentes temáticas dentro do universo da filosofia.
O autor
Cleberson Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas), natural do Rio de Janeiro, é graduado pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação (UCAM – Universidade Candido Mendes), Pós-graduando em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM – Universidade Candido Mendes), Mestre e Doutor (livre) em Filosofia do conhecimento (epistemologia) e Pedagofilosofia Clínica (FUNCEC - pesquisa, ensino e extensão), Pesquisador, Professor universitário, Especialista em metodologia do ensino superior, Licenciado em Fundamentos, Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de Jovens e adultos) etc.
Além disso, foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado, após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Lilian do Valle); e “POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado pelo professor Dr. Pablo Gentili). Estudou também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos (2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições diversas, entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade brasileira de psicanálise integrada).
De 1998 a 2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campus universitários de Niterói, Nova Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc.
Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Cleonice Puggian (UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane Silva Albuquerque (UERJ), Marco Antonio Marinho dos Santos (OCA/RJ) entre muitos outros.
Atualmente dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do desenvolvimento humano; à realização de palestras acadêmicas e multiorganizacionais e à produção de obras nos mais diversos campos do saber.
clebersonuerj@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário