Dez
(10) lições sobre derrotas e vitórias, um romance filosófico,
assim como tantas outras obras do autor, nasceu a partir de um momento de
náuseas – caos existencial – no qual todo ser pensante, mais cedo ou mais
tarde, tende a passar e onde todos os nossos valores são postos em xeque, sendo
passíveis de quebras, a marteladas, como nos diria Nietzsche. Depois
das náuseas e do caos, só resta ao Ser três possibilidades:
A) Voltar
a ser ele mesmo;
B) Tornar-se
patológico; Ou, num outro víeis profícuo:
C) Transcender.
Na
primeira, o ser não evolui: quer ser ele mesmo; o mesmo eu sempre. Na segunda,
o ser perde a lógica da razão e aprisiona-se no seu próprio mundo. Na terceira,
o ser transcende, isto é, passa a querer criar e dar um sentido à sua própria existência.
Em
outras palavras, quando a gente de fato muda ou procura mudar:
1- descobre que nem todo trabalho
"dignifica" o homem;
2- que nem toda distância é
ausência;
3- que
nem todo silêncio é esquecimento;
4- que
nem todo dito amor eterno é insubstituível;
5- que
nem toda dita alegria e/ou felicidade é verdadeira;
6- que
nem tudo que dizem ser um mal em nossa vida de fato o é;
7- que
nem todos os que se mostram bons de fato são...
8- quem
nem toda aparente beleza que nos cativa é real...
9- que,
na maioria das vezes, sofremos, fracassamos e/ou não prosperamos:
10- por maus hábitos;
11 - porque queremos e/ou gostamos
(ignorância e/ou loucura);
12 - por falta de amor próprio;
13 - por falta de fé em Deus;
14 - por falta de amor à vida;
15 - por incapacidade de virar à
página;
16 - por incompetência para
recomeçar;
17 - por medo de errar;
18 - por falta de motivação para
buscarmos ser melhores do que somos e/ou temos conseguido ser;
19 - por sempre nos colocarmos como
vítimas e/ou como "coitadinhos" diante dos problemas e/ou das
adversidades da vida...
20 - porque acreditamos no destino,
ou seja, "que algumas pessoas nasceram para sofrer e outras não..."
(diante dessa crença, permanecemos inertes, isto é, como ditos reféns do
mesmo).
O autor
SOBRE
O AUTOR
CLEBERSON
Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para
outros idiomas) é natural do Rio de Janeiro, formado pela UERJ (Universidade do
Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação, Pós-graduando em
Filosofia e Direitos Humanos, Pesquisador, Professor universitário,
Especialista em metodologia do ensino superior, Pedagogo, Livre-pensador,
Licenciado em Fundamentos, Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação,
Didática, EJA (educação de Jovens e adultos), etc.
Além disso,
foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado,
após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO
FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Lilian do Vale); e “POLÍTICAS
EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado pelo
professor Dr. Pablo Gentili).
Estudou
também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos
(2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da
Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de
aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições
diversas, entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade
brasileira de psicanálise integrada).
De 1998 a
2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação
da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campos universitários de Niterói, Nova
Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc. Participou
(em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas
pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também
em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas
com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Cleonice Puggian
(UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), entre
muitos outros.
Atualmente
dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias
relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do
desenvolvimento humano; à realização de palestras acadêmicas e
multiorganizacionais e à produção de obras nos mais diversos campos do saber.
clebersonuerj@gmail.com
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