domingo, 20 de agosto de 2017

DEZ LIÇÕES SOBRE DERROTAS E VITÓRIAS


Dez (10) lições sobre derrotas e vitórias, um romance filosófico, assim como tantas outras obras do autor, nasceu a partir de um momento de náuseas – caos existencial – no qual todo ser pensante, mais cedo ou mais tarde, tende a passar e onde todos os nossos valores são postos em xeque, sendo passíveis de quebras, a marteladas, como nos diria Nietzsche. Depois das náuseas e do caos, só resta ao Ser três possibilidades:
A)  Voltar a ser ele mesmo;
B)  Tornar-se patológico; Ou, num outro víeis profícuo:
C)  Transcender.
Na primeira, o ser não evolui: quer ser ele mesmo; o mesmo eu sempre. Na segunda, o ser perde a lógica da razão e aprisiona-se no seu próprio mundo. Na terceira, o ser transcende, isto é, passa a querer criar e dar um sentido à sua própria existência.
Em outras palavras, quando a gente de fato muda ou procura mudar: 
1- descobre que nem todo trabalho "dignifica" o homem;
2- que nem toda distância é ausência; 
3- que nem todo silêncio é esquecimento;
4- que nem todo dito amor eterno é insubstituível;
5- que nem toda dita alegria e/ou felicidade é verdadeira;
6- que nem tudo que dizem ser um mal em nossa vida de fato o é;
7- que nem todos os que se mostram bons de fato são...
8- quem nem toda aparente beleza que nos cativa é real...
9- que, na maioria das vezes, sofremos, fracassamos e/ou não prosperamos:
10- por maus hábitos;
11 - porque queremos e/ou gostamos (ignorância e/ou loucura);
12 - por falta de amor próprio;
13 - por falta de fé em Deus;
14 - por falta de amor à vida;
15 - por incapacidade de virar à página;
16 - por incompetência para recomeçar;
17 - por medo de errar;
18 - por falta de motivação para buscarmos ser melhores do que somos e/ou temos conseguido ser;
19 - por sempre nos colocarmos como vítimas e/ou como "coitadinhos" diante dos problemas e/ou das adversidades da vida...
20 - porque acreditamos no destino, ou seja, "que algumas pessoas nasceram para sofrer e outras não..." (diante dessa crença, permanecemos inertes, isto é, como ditos reféns do mesmo).
O autor


SOBRE O AUTOR

CLEBERSON Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas) é natural do Rio de Janeiro, formado pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação, Pós-graduando em Filosofia e Direitos Humanos, Pesquisador, Professor universitário, Especialista em metodologia do ensino superior, Pedagogo, Livre-pensador, Licenciado em Fundamentos, Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de Jovens e adultos), etc.
Além disso, foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado, após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Lilian do Vale); e “POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado pelo professor Dr. Pablo Gentili).
Estudou também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos (2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições diversas, entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade brasileira de psicanálise integrada).
De 1998 a 2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campos universitários de Niterói, Nova Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc. Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Cleonice Puggian (UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), entre muitos outros.
Atualmente dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do desenvolvimento humano; à realização de palestras acadêmicas e multiorganizacionais e à produção de obras nos mais diversos campos do saber.
clebersonuerj@gmail.com


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