quinta-feira, 3 de agosto de 2017

FILOSOFIA DO AMOR

Por que filosofia do amor? Não é de hoje que o amor, embora não propriamente o amor entre homem e mulher, tem sido objeto de estudo e/ou de reflexão por parte de diversos filósofos.
Platão, por exemplo, em sua obra “O Banquete” traz à tona, por meio de Sócrates, filósofo de quem fora discípulo, a gênese do ideal de amor que é hoje conhecido como o “amor platônico”. Segundo Platão, quando somos jovens tendemos a nos apaixonar ou amarmos pessoas fisicamente atraentes, mas essa obsessão pelo corpo passa com o tempo, isto é, começamos, com o avanço da idade, a valorizarmos mais a alma ou chamada “beleza interior das pessoas”.
Para o filósofo Aristóteles, diferentemente de Platão, o melhor amor está na amizade, ou seja, no fato de duas ou mais pessoas se unirem em busca da verdade e/ou de um ideal comum.
Já para Schopenhauer, filósofo do século XIX, em sua obra “O mundo como vontade e representação”, o que muitos hoje chamam de sentimento amoroso é apenas a tradução de um radical impulso sexual visando-se à reprodução da espécie. Ou seja, o amor, para esse filósofo, é o objeto único de quase toda a representação humana e, em nome dele, interrompem-se as tarefas mais sérias e desorientam-se os homens de mentes mais geniais. Nas palavras de Schopenhauer:
 “(O amante) imagina que se esforça e se sacrifica por seu próprio prazer, mas tudo que faz, na verdade, é guiado pela reprodução da espécie”.
Para Jean–Paul Sartre, filósofo existencial-humanista do século XX, o amor, o dito contemporâneo amor, não passa de um “ideal irrealizável” na prática, na vida concreta, pois sempre tendemos a querer algo impossível das pessoas que acreditamos amar. Em outras palavras, segundo Sartre, na mesma medida em que somos atraídos pela liberdade e independência que nas pessoas admiramos ou amamos, tentamos também privá-las dessa mesma liberdade e independência quando as conquistamos ou criamos um relacionamento amoroso.
Nietzsche (1844-1900), o filósofo alemão que teceu uma crítica radical à cultura do seu tempo mas que ainda continua mais contemporâneo do que nunca, certa vez escreveu que “no amor e na guerra a mulher é mais bárbara do que o homem”, colocando o sentimento amoroso como uma espécie de força vital (vontade de potência) que faz com que o amante se sinta em um campo de batalhas na busca da suposta pessoa amada. Nietzsche foi ainda mais enfático ao dizer que “tudo o que se faz por amor está além do bem e do mal”.
Como se vê, poderíamos aqui enumerar uma série de grandes filósofos, e também de poetas, que teorizaram sobre o amor, mas a temática não se esgotaria, ou seja, ela continuaria inextinguível, exigindo de nós sempre novas reflexões. E esse, sem dúvida, é um dos grandes motivos pelos quais foi desenvolvido esse trabalho.
II
A obra, construída a partir crônicas, contos, ensaios e poemas, ora faz-nos refletir e emocionar e, em outras, duvidar e até mesmo problematizar as novas relações socioafetivas que estão presentes no agora dito mundo pós-moderno capitalista em que se vive. Ela traz, assim como tantas outras criações do autor, um amálgama explosivo de filosofia com literatura: as por ele criadas e chamadas “Poesofias”.
Espera-se que ela possa de alguma forma contribuir à formação de uma geração mais humanizada, fraterna, respeitosa das diferenças, solidária, socialmente equitativa, politicamente participativa e intelectualmente emancipada.
Os editores



SOBRE O AUTOR

O autor (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas) é formado pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), pós-graduado em educação, pesquisador, professor universitário, especialista em metodologia do ensino superior, licenciado em fundamentos, psicologia, sociologia e filosofia da educação, didática, educação de jovens e adultos, etc.
Participou de diversas pesquisas acadêmicas, centradas em problemáticas filosóficas pedagógicas, com professores renomados, como Pablo Amadeu Gentili (UERJ), Cristhiane silva Albuquerque (UERJ), Marco Antonio Marinho dos Santos (OCA/RJ), entre muitos outros. De 1999 a 2008, atuou como professor no instituto superior de educação da UCAM (universidade Candido Mendes), nos campos universitários de Niterói, nova Friburgo, Araruama, Rio de janeiro, Teresópolis, Rio das ostras, etc.
 Nesse universo etnocêntrico, através de pesquisas paralelas à atividade docente, desvelou problemáticas educacionais significativas a respeito das políticas de formação de professores, tanto na capital quanto no interior do estado do Rio de Janeiro. Escreveu trabalhos como “a caridade da educação e a educação da caridade”; “metodologia participava”; “fundamentos epistemológicos de Aristóteles”, etc.
Atualmente dedica-se à docência universitária, a pesquisas em educação e à produção de obras literárias, filosóficas e científicas.

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