Como
dizia o saudoso e grande educador Paulo Freire, “Ninguém ensina nada a ninguém;
ninguém aprende nada sozinho: os homens aprendem, uns com os outros,
“mediatizados” pelo mundo”.
A
incorporação do valor e a corporificação da prática de tal axioma em nosso
cotidiano da sala de aula, todavia, não nos exime da necessidade e, muito
menos, da responsabilidade de buscarmos procurar entender o “quando” e o “como”
se dão esses processos de ensino-aprendizagem descritos por Paulo Freire, já
que “ensino”, também segundo o mesmo, não existe e/ou não deveria existir sem
“aprendizagem”.
Para
nós, sendo assim, faz-se impossível educar e/ou construir processos de
ensino-aprendizagem eficazes para o desenvolvimento dos sujeitos da educação
(educadores e educandos) sem que haja, antes e/ou durante qualquer processo
pedagógico, um olhar investigativo e atento sobre as dimensões e condições
cognitivas, sócio-afetivas, psicológicas e biológicas do Ser (homem).
Ou
seja, “se ensino não existe e/ou não
deveria existir sem aprendizagem; se os homens aprendem uns com os outros
mediatizados pelo mundo”, há de se pensar que, para que haja de fato
eficácia e eficiência em qualquer processo dito pedagógico, faz-se necessária
uma compreensão profunda, epistemologicamente fundamentada, das dimensões
ontológicas do Ser, do específico ser Homem que, por assim dizer, como se sabe,
não é e, portanto, não deve ser concebido nem tampouco colocado como
coadjuvante, mas, sempre, como protagonista desse referido processo. Por esta
via, o presente trabalho, de uma forma, além de crítica, filosoficamente
holística, busca estabelecer uma investigação dialógica sobre e/ou entre as
diferentes concepções ontológicas que, aos seus modos, dentro de suas
específicas linhas de estudo, historicamente e/ou na presente era
contemporânea, tem levantado e, muitas vezes, de forma unilateral,
sistematizado axiomas éticos e estéticos sobre o específico Ser Homem.
Esperamos
que essa obra, assim, possa ser útil à formação de uma geração de educadores
não somente mais conscientes e compromissados com as questões sociais,
políticas e humanitárias, mas também mais competentes pedagogicamente em suas
missões políticas revolucionárias e/ou transformadoras.
O autor
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