sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Vivendo em Prosperidade - o segredo das árvores frutíferas

Os gregos antigos entendiam o tempo como ciclo que sempre se repete. Com base na observação da natureza, eles perceberam que ocorre um processo de nascimento, desenvolvimento, declínio e morte. Na primavera, por exemplo, as árvores florescem; no verão, dão frutos; no outono, perdem as folhas; no inverno; parecem mortas; voltando a primavera, elas renascem, e o ciclo se repete. Nesse modo de pensar o tempo, o envelhecimento e morte não são considerados desgraças; pelo contrário, são as preparações para o novo. Em outras palavras, a passagem do tempo não causa ruína, mas apenas renovação[1].

Existem várias formas diferentes de se entender e, ao mesmo tempo, de se falar de prosperidade. Alguns optam por seguirem bases bíblicas, outros seguem por caminhos relativos às suas vivências/experiências como empresários e/ou empreendedores; e ainda existem aqueles que preferem partir de bases científicas, administrativas e/ou financeiras. Nesse livro, todavia, não ficaremos presos especificamente a nenhuma delas, ou seja, utilizaremo-nos das mais diferentes e complexas fontes de conhecimento, mas sempre criando, como recurso metodológico e/ou didático, a fim de facilitar a compreensão do leitor, analogias com as árvores, em especial as frutíferas.
Essas analogias começam a ser feitas a partir do estado de semente da árvore, ao ser lançada na terra, passando pela germinação, crescimento, florescimento, até chegar à vida adulta. Ou seja, no momento em que ela, a árvore, de tempos em tempos, seca, após, de forma qualitativa, cíclica, generosa e abundante, continuadamente dar os seus frutos.
Nesse sentido, faremos analogias tanto com as partes externas de uma árvore frutífera, isto é, com aquelas que são visíveis (semente, caule, folhas, frutos, etc.), tanto quanto com as internas, como as suas raízes, e que naturalmente não se mostram.
Objetivamos, a partir da escolha desse recurso ou caminho didático, fazer com que se possa, para o leitor, melhor clarificar o nosso desenvolvimento de temáticas complexas, em finanças pessoais e também corporativas.
Em outras palavras, objetiva-se facilitar o entendimento do leitor sobre o que é prosperidade, em seu sentido amplo, e também, a partir disso, instrumentalizá-lo sobre o como proceder para poder, de fato, não somente alcançá-la, mas também mantê-la (de forma inteligente e disciplinada) depois de alcançada.
O livro (mais um da série “SEGREDOS DA PROSPERIDADE”) é uma obra de “educação financeira” libertadora. Foi desenvolvido, como todos os outros, visando contribuir de forma crítica à clarividência dos caminhos para a conquista da prosperidade e/ou independência socioeconômica, por parte dos excluídos socioeconômicos, seja nos seus aspectos propriamente individuais, seja no que se refere aos de uma dada coletividade ou corporação.
O autor


SOBRE O AUTOR

CLEBERSON Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas) é natural do Rio de Janeiro, formado pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação, Pós-graduando em Filosofia e Direitos Humanos, Pesquisador, Professor universitário, Especialista em metodologia do ensino superior, Pedagogo, Livre-pensador, Licenciado em Fundamentos, Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de Jovens e adultos), etc.
Além disso, foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado, após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Lilian do Vale); e “POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado pelo professor Dr. Pablo Gentili).
Estudou também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos (2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições diversas, entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade brasileira de psicanálise integrada).
De 1998 a 2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campos universitários de Niterói, Nova Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc. Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Cleonice Puggian (UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), entre muitos outros.
Atualmente dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do desenvolvimento humano; à realização de palestras acadêmicas e multiorganizacionais e à produção de obras nos mais diversos campos do saber.
clebersonuerj@gmail.com



[1] (Texto adaptado de PETTA, Nicolina Luiza de. História: uma abordagem integrada: volume único. São Paulo: Moderna, 2005. P, 12.)

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