Os gregos antigos entendiam o tempo como
ciclo que sempre se repete. Com base na observação da natureza, eles perceberam
que ocorre um processo de nascimento, desenvolvimento, declínio e morte. Na
primavera, por exemplo, as árvores florescem; no verão, dão frutos; no outono,
perdem as folhas; no inverno; parecem mortas; voltando a primavera, elas renascem,
e o ciclo se repete. Nesse modo de pensar o tempo, o envelhecimento e morte não
são considerados desgraças; pelo contrário, são as preparações para o novo. Em
outras palavras, a passagem do tempo não causa ruína, mas apenas renovação[1].
Existem
várias formas diferentes de se entender e, ao mesmo tempo, de se falar de
prosperidade. Alguns optam por seguirem bases bíblicas, outros seguem por
caminhos relativos às suas vivências/experiências como empresários e/ou
empreendedores; e ainda existem aqueles que preferem partir de bases
científicas, administrativas e/ou financeiras. Nesse livro, todavia, não ficaremos
presos especificamente a nenhuma delas, ou seja, utilizaremo-nos das mais
diferentes e complexas fontes de conhecimento, mas sempre criando, como recurso
metodológico e/ou didático, a fim de facilitar a compreensão do leitor, analogias
com as árvores, em especial as frutíferas.
Essas
analogias começam a ser feitas a partir do estado de semente da árvore, ao ser
lançada na terra, passando pela germinação, crescimento, florescimento, até
chegar à vida adulta. Ou seja, no momento em que ela, a árvore, de tempos em
tempos, seca, após, de forma qualitativa, cíclica, generosa e abundante, continuadamente
dar os seus frutos.
Nesse
sentido, faremos analogias tanto com as partes externas de uma árvore
frutífera, isto é, com aquelas que são visíveis (semente, caule, folhas,
frutos, etc.), tanto quanto com as internas, como as suas raízes, e que
naturalmente não se mostram.
Objetivamos,
a partir da escolha desse recurso ou caminho didático, fazer com que se possa,
para o leitor, melhor clarificar o nosso desenvolvimento de temáticas
complexas, em finanças pessoais e também corporativas.
Em
outras palavras, objetiva-se facilitar o entendimento do leitor sobre o que é
prosperidade, em seu sentido amplo, e também, a partir disso,
instrumentalizá-lo sobre o como proceder para poder, de fato, não somente
alcançá-la, mas também mantê-la (de forma inteligente e disciplinada) depois de
alcançada.
O
livro (mais um da série “SEGREDOS DA PROSPERIDADE”) é uma obra de “educação
financeira” libertadora. Foi desenvolvido, como todos os outros, visando
contribuir de forma crítica à clarividência dos caminhos para a conquista da
prosperidade e/ou independência socioeconômica, por parte dos excluídos
socioeconômicos, seja nos seus aspectos propriamente individuais, seja no que
se refere aos de uma dada coletividade ou corporação.
O autor
SOBRE O AUTOR
CLEBERSON
Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para
outros idiomas) é natural do Rio de Janeiro, formado pela UERJ (Universidade do
Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação, Pós-graduando em
Filosofia e Direitos Humanos, Pesquisador, Professor universitário, Especialista
em metodologia do ensino superior, Pedagogo, Livre-pensador, Licenciado em Fundamentos,
Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de
Jovens e adultos), etc.
Além disso,
foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado,
após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO
FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Lilian do Vale); e
“POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado
pelo professor Dr. Pablo Gentili).
Estudou
também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos
(2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da
Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de
aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições
diversas, entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade
brasileira de psicanálise integrada).
De 1998 a
2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação
da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campos universitários de Niterói, Nova
Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc. Participou
(em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas
pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também
em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas
com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Cleonice Puggian
(UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), entre
muitos outros.
Atualmente
dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias
relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do desenvolvimento
humano; à realização de palestras acadêmicas e multiorganizacionais e à
produção de obras nos mais diversos campos do saber.
clebersonuerj@gmail.com
[1] (Texto
adaptado de PETTA, Nicolina Luiza de. História: uma abordagem integrada: volume
único. São Paulo: Moderna, 2005. P, 12.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário